Não a nós, Senhor, Não a nós

“Non nobis, Domine, non nobis. Sed Nómini tuo da gloriam” (Sl 115)

Ao iniciar o “Tempo Sacro da Quaresma” a Igreja nos faz um convite e um alerta: “Convertei-vos e crede no evangelho” (cf. Mc 1,15) e “lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar” (cf. Gn 3,19). É tempo de graça, perdão e penitência, de reconciliar-se com Deus e os irmãos. É tempo de silêncio espiritual, de fazer um encontro pessoal com Jesus.

Como podemos encontrar o Senhor?

Para esse tempo a Mãe Igreja nos orienta as práticas quaresmais: a oração, o jejum, a penitência e a esmola. É tempo de, no deserto de nossa vida, subirmos a montanha e encontrar a Deus que sempre está conosco, Ele é o “DOMINUS TECUM” – (O Senhor é contigo); não tenhamos medo de viver com intensidade de fé e comunhão a nossa amizade com Jesus. Já dizia Santa Teresa de Jesus: “O Demônio tem medo de almas decididas”. Decidida por quem e pelo que? Por Deus e pelo Reino. Decidamos estar na graça de Deus e buscar a nossa santidade de vida.

Ele já nos escolheu por primeiro (cf. Jo 15,16). Ao viver esse tempo santo de preparação para a Páscoa do Senhor, possamos nós, alimentados pela Palavra e a Eucaristia, caminhar com a nossa cruz nesse sagrado tempo.

Carregar a cruz com Jesus é sentir as suas dores, sua agonia, sua flagelação, seu sofrimento. Caminhar com o Mestre é configurar as nossas práticas, nossa vida, palavras e ações às de Cristo Jesus. Deixemo-nos configurar ao sofrimento do Messias nessa quaresma, para estarmos do seu lado no ‘Monte Calvário’.

Na experiência do deserto quaresmal nos configuramos ao deserto do Senhor Jesus no ‘Monte das Oliveiras’, lugar da manifestação do amor de Deus, de sua presença, convertendo assim o nosso ser cristão num evangelho praticado. Dizia São Francisco de Sales: “Só confia n’Ele e Ele continuará conduzindo você seguramente através de tudo […]”.
Caminhemos olhos fixos em Jesus buscando a maior glória de Deus.Cristo caminhará conosco nesse sagrado tempo; Ele que é Deus com o Pai e o Espírito Santo e vive e reina pelos séculos dos séculos.
Amém!

 

Santa Quaresma!
Sem. Ramon Lima
Diocese de Eunápolis (BA)
4º de Teologia, 2019

Compartilhe

Encontre um artigo

Categorias

Receba novidades

Deixe aqui seu e-mail e fique informado sobre nossas novidades e eventos.